Diante das atividades presentes na rotina de um gestor, certamente uma das mais desafiadores é saber como aumentar a produtividade de suas equipes e, consequentemente, interferir positivamente no retorno financeiro da empresa no fim do mês.
Não por acaso, a produtividade atrelada a boas práticas de gerenciamento dentro das empresas foi um dos pontos levantados na pesquisa Agenda 2017, da Deloitte, que ouviu 746 organizações de todas as regiões do país. Entre as principais preocupações deste ano, estão gestão de processos(61%), gestão financeira (65%) e gestão orçamentária (55%).
Contudo, quanto à adoção de tecnologias para auxiliar nas demandas internas, o cenário ainda está longe do ideal: muitos desconhecem conceitos de Tecnologia da Informação, bem como de softwares de gestão de equipes. Foi o que apontou também o levantamento da Câmara Americana de Comércio (AmCham), em que 65% das empresas afirmaram ter reduzido os investimentos em inovação em decorrência da crise econômica.
Por isso, quando se trata de pensar em soluções de como aumentar a produtividade da equipe, ainda mais de equipes externas, é comum nos sentirmos perdidos em meio a tantas atividades simultâneas a serem coordenadas, seja à distância ou in loco na empresa. Afinal, como mudar esse cenário?
Conheça abaixo três estratégias que podem ajudá-lo nessa missão:
Talvez seja uma redundância, mas ainda precisa ser enfatizada em muitas empresas. Isso porque o que era para ser visto como decisão valiosa para o futuro da empresa é encarado como um custo, sem um retorno sobre investimento (ROI). Por isso, é importante escolher um software de gestão de equipes cujas soluções permitam aos colaboradores e aos gestores a troca eficaz de informações em tempo real. Falamos melhor sobre isso neste post. Um dos principais resultados do uso do software responde ao desafio de como aumentar a produtividade da equipe, principalmente por ajudar a eliminar barreiras entre os gestores e seus colaboradores e, consequentemente, auxiliar no controle de prazos e demandas, garantindo lá na frente uma melhor entrega e atendimento ao cliente.
Da mesma forma que ferramentas tecnológicas podem transformar o trabalho do gestor no quesito coordenação, elas também surtem efeito em outro fator muito importante: organização. No caso de uma empresa com equipes externas, é trivial que haja um canal de comunicação pelo qual todos consigam unificar as informações não apenas em relação ao mesmo projeto, como também aos demais em andamento. Dessa forma, é interessante pensar em ferramentas para armazenar arquivos, atualizá-los e ordená-los conforme prazos, prioridades ou outros critérios.