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Maior rede de drogarias do Brasil

Maior rede de drogarias do Brasil adota app e passa de 80 para 700 visitas de inspeção em um ano

Apesar da desaceleração da economia, o setor farmacêutico foi um dos que menos se ressentiu nesse período de crise. De acordo com o IBGE (*), em novembro de 2017, o setor registrou 8% de aumento nas vendas em comparação com mesmo período do ano anterior. A atividade envolvendo o comércio de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria foi a quinta maior contribuição na taxa global do varejo, que em 2017 teve saldo positivo de 3,4% no volume de vendas.

Nesse cenário, a RD – Gente, Saúde e Bem-Estar, proprietária das redes Droga Raia, Drogasil e Farmasil, encerrou 2017 com inaugurações de 198 farmácias em 20 estados e prevê a abertura de mais 480 pontos nos próximos dois anos. Com mais de 1.554 lojas em 19 Estados e uma receita bruta de R$ 11,8 bilhões (2016), a RD é hoje a maior rede de drogarias do país.

Para controlar um negócio dessa magnitude, boa parte das áreas da RD precisam ir à campo, estar nas lojas para garantir sempre a melhor experiência para o cliente e que as boas práticas de gestão continuem a ser utilizadas em cada ponto do negócio. Essa exigência fez com que a empresa buscasse uma solução de software para apoiar suas atividades externas. A escolha recaiu sobre um app de Mobile WorkFoce Management (MWFM), o OfficeTrack, que é utilizado para auxiliar o trabalho de campo das áreas de Prevenção e Perdas, Auditoria Financeira e Engenharia de Manutenção.

De acordo com Antônio Carlos Coelho, vice-presidente de Finanças, a adoção de um aplicativo de Mobile WorkForce Management (MWFM) está alinhado com valores essenciais da empresa, como eficiência e inovação. “Observamos ganhos importantes de agilidade e qualidade na realização dos trabalhos em função da facilidade de uso da ferramenta e experimentamos melhorias significativas de processos e resultados nas diversas áreas onde o app foi utilizado”.

Prevenção de Perdas – de 80 para 700 visitas no ano

O trabalho do departamento de Prevenção de Perdas da RD, por exemplo, é obrigatoriamente fora das quatro paredes do corporativo; tem que ser desempenhado nas farmácias. João Carlos Rocha da Silva, gerente da área, e equipe realizam visitas de inspeção e assessoria junto às mais de 1.550 farmácias para fazer inventário, identificar pontos fracos, desde produtos vencidos até fraudes. A assessoria aponta os problemas e já indica como se adequar, adotando as melhores práticas.

Neste ano, o time de Prevenção de Perdas adotou o OfficeTrack e se livrou definitivamente dos relatórios em papel. João Carlos conta que a cada visita, seus técnicos eram obrigados a levar um calhamaço de papel onde constava um check-list de quase 100 itens. Após a visita, voltavam para o escritório para passar as informações para o Word e só então enviar aos interessados dentro do workflow planejado. Com isso, realizavam duas visitas por semana. “O processo era longo, cansativo e pouco eficaz”, reconheceu o gerente. “Precisávamos automatizar urgentemente, foi quando nos indicaram a consultoria da 3CON, que nos apresentou o OfficeTrack”, conta.

De acordo com Rocha, no processo anterior, sua equipe fazia cerca de 80 inspeções e assessorias em um ano. Agora, com a ajuda do aplicativo, esse número subiu para 700. Todos os itens do relatório estão dentro do OfficeTrack e, com um tablet em mãos, alguns cliques e mais as fotos do local, o relatório está pronto e só dar o “send” para que a corporação tenha acesso à informações estratégicas.

Auditoria financeira – agilidade e informação em tempo real

Na área de Auditoria Financeira, coordenada por Denise Cardoso Credidio Correa, o uso do aplicativo trouxe os mesmos ganhos. Com uma equipe bastante otimizada de seis pessoas, eles percorrem o país fazendo auditoria nas lojas, diariamente e de forma aleatória. Checam procedimentos, valores do caixa, cofre, notas fiscais, entre outras etapas do processo financeiro. Os relatórios que, anteriormente, eram feitos em papel, agora estão dentro do aplicativo, e alimentam o ERP da RD, além de que é enviado em tempo real para os gerentes regionais.

“Tudo está dentro do OfficeTrack, incluindo o check-list que batemos com o gerente da loja e as fotos que tiramos das notas fiscais e de alguns procedimentos. Temos um cronograma e podemos realizar 10 visitas por dia com os seis recursos na rua. Com certeza, o app nos deu agilidade e informação online. É amigável e trabalha off-line muito bem e podemos acompanhar tudo via web”, relatou Denise.

Engenharia e Manutenção – Integração com prestadores de serviço e fornecedores

A terceira área que atesta um ganho real em suas atividades externas com a adoção do app é a de Engenharia/Manutenção, que responde por todo o controle e gestão de reformas e reparos da infraestrutura física das farmácias. Luiz Henrique Oliveira, gerente de Engenharia de Manutenção – e seu time de 7 pessoas, mais um coordenador e um analista – são responsáveis por todo processo de reparos e coordenam cerca de 200 reformas por ano.

Oliveira explica que sua equipe realiza visitas preventivas a cada dois meses para evitar a depreciação dos imóveis, além do acompanhamento in loco das reformas. “Com um tablet e o OfficeTrack, nossos técnicos checam cada detalhe do prédio e das instalações. Havendo a necessidade de reparos — detectada nas visitas ou comunicada pelos gerentes das lojas — já emitimos uma ordem de serviço através do aplicativo para 20 empresas parceiras cadastradas”, resumiu. Ele conta ainda que através do aplicativo acompanham a evolução das reformas e vinculam o processo de pagamento de fornecedores a esse monitoramento. “Trouxe um dinamismo bem legal, pois podemos consultar o andamento de reparos e reformas e liberamos os pagamentos assim que os trabalhos são concluídos e aprovados”, revelou. Essa publicação também pode ser vista nos links: